Ociclo anual de concertos ‘Musicalia’ do Centro de Estudos Brasileiros começa com um recital de piano e violoncelo

O ciclo de concertos ‘Musicalia’, organizado anualmente pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca em colaboração com o Serviço de Atividades Culturais e o Conservatório Superior de Música de Castilla y León, começou nesta segunda-feira com um concerto de violoncelo e piano, oferecido por Clara San José e María Valverde.
Estudante brasileira defende tese de doutorado no Fonseca

Na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, às 12h00, a estudante brasileira Izabel Rigo Portocarrero defende a tese de doutorado intitulada “La política europea de biocarburantes y la industria brasileña del etanol: un análisis multidisciplinar”.
Lucas dos Reis Silva explica na Universidade de Salamanca a dura realidade do Rio de Janeiro

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca organiza nesta segunda-feira o seminário ‘Del fin de fiesta a la dura realidad. El impacto social de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro’. Uma jornada ministrada por Lucas dos Reis Silva, membro do Instituto de la Paz y los Conflictos da Universidade de Granada.
João Guimarães Rosa. Un exiliado del lenguaje común

Este livro, resultado das jornadas literárias celebradas no CEB em outubro de 2015, pretende ser uma nova contribuição ao estudo da obra de um autor complexo e muito pesquisado, especialmente no Brasil, mas também em outros países: João Guimarães Rosa (Cordisburgo, Minas Gerais, 1908 – Rio de Janeiro, 1967).
Seminário: Violencia, políticas públicas y paz en América Latina

O Centro de Estudos Brasileiros organiza entre os dias 7 e 10 de maio o seminário “Violencia, políticas públicas y paz en América Latina”, ministrado pelo professor José Vicente Tavares dos Santos, do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA – UFRGS, Brasil).
Nova data do seminário “El impacto social de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro”

O seminário “Del fin de fiesta a la dura realidad. El impacto social de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro”, ministrado pelo professor Lucas Reis será realizado no próximo 11 dezembro. Ainda dá tempo realizar a inscrição, que é gratuita.
Exposição: Itinerarios indígenas

No próximo 14 de dezembro, às 12h00, o Centro de Estudos Brasileiros inaugura a exposição “Itinerarios indígenas”, realizada en colaboração com o Arquivo Nacional do Brasil, com uma seleção de imagens, documentos e textos realizada por Cláudia Beatriz Heynemann e Maria Elizabeth Brêa Monteiro.
V Fórum Internacional da ABS

Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, o Centro de Estudos Brasileiros acolhe a partir das 09h00, o V fórum Internacional da Asociación de la Comunidad Brasileña de Salamanca (ABS), com o subtítulo de “Religión, intolerancia, censura y sus reflejos en la educación”.
O CEB organiza uma conferência sobre a semana da Consciência negra no Brasil

Para celebrar a semana da Consciência Negra no Brasil, o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca organizou a conferência ‘Zumbi. Herói nacional e símbolo dos Palmares’, ministrada por videoconferência pelo professor Douglas Appratto, vice-reitor do Centro Universitário CESMAC.
Nélida Piñon ministrará uma conferência sobre Literatura brasileira

Esta tarde, 20 de novembro, às 20h00 se realizará na Casa de las Conchas salmantina uma conferência sobre a Literatura brasileira ministrada pela escritora Nélida Piñón. O ato, organizado pela Fundação Cultural Hispano-Brasileira, contará com a participação de Ascensión Rivas Hernández, professora de Literatura da Universidade de Salamanca, como apresentadora.