Seminário Internacional: Gilberto Freyre e Miguel de Cervantes. Uma ponte entre dois mundos

Um encontro destinado a celebrar os 125 anos do nascimento do escritor Gilberto Freyre, os 500 anos da Escola de Salamanca e o 25º aniversário do CEB

No próximo 22 de maio, a partir das 10h00, o CEB acolhe o Seminário Internacional «Gilberto Freyre e Miguel de Cervantes. Uma ponte entre dois mundos. Brasil-Espanha». Trata-se de um encontro comemorativo dos 125 anos do nascimento do escritor pernambucano Gilberto Freyre, dos 500 anos da Escola de Salamanca e do 25º aniversário do Centro de Estudos Brasileños.

Sobre o encontro

Desde 2025, a Fundação Gilberto Freyre realiza uma série de atividades comemorativas e reflexivas sobre a vida e a obra de seu patrono e fundador. Entre elas, tornava-se necessário um seminário internacional dedicado à influência hispânica em sua obra. É possível observar a influência do pensamento e da literatura ibérica, especialmente espanhola, na obra de Freyre, moldando seu método e seu estilo de escrita. Freyre confessou muitas vezes mergulhar na leitura de mestres espanhóis como Ganivet, Unamuno, Ortega y Gasset, Baltasar Gracián, Ramón Llull e Luis Vives.

O autor de Casa-grande & senzala (1933) é reconhecido por muitos estudiosos como o fundador do Brasil no plano cultural, assim como o foram para seus respectivos países, segundo Darcy Ribeiro, “Cervantes para Espanha, Camões para Lusitânia, Tolstói para a Rússia, Sartre para a França”.

Para participar do seminário, que é gratuito, é necessário inscrever-se no formulário disponível neste link.

Programação

Desenvolvido pelo EmbedPress

Fecha y hora

22/05/2026 10:00 am

Fecha de inicio

22/05/2026

Fecha de fin

22/05/2026

Compartir

Relacionado:

Um encontro que analisa a produção, a circulação e a dramaturgia da música cênica na Espanha e no Brasil entre os séculos XVIII e
Por ocasião do seu 25.º aniversário, a FCHB, o Centro de Estudos Brasileños e o Servicio de Actividades Culturales da USAL convidam você para
Uma mostra sobre a história de duas instituições dedicadas ao estudo e à divulgação do Brasil na Europa.
Um evento inserido nas atividades comemorativas do 25º aniversário do Centro de Estudos Brasileños da Universidad de Salamanca
Até 24 de abril, a Faculdade de Farmacia oferece uma mostra fotográfica sobre um desconhecido aspecto da região amazônica brasileira: suas cavernas e grutas.