Na próxima quarta-feira, 19 de abril, a partir das 18 h, o CEB acolhe a conferência intitulada “De las calles al voto: feminismo interseccional y democracia brasileña”, que será ministrada em espanhol pela professora Kristin Wylie, da James Madison University (Virgínia, Estados Unidos).
Durante a conferência, a professora Wylie aprofundará na subrepresentação das mulheres na política partidária brasileira e no papel do feminismo intersecional para o fortalecimento da democracia.
O conceito de “intersecionalidade” foi cunhado em 1989 pela acadêmica americana Kimberlé Crenshaw, que o vinculou à teoria feminista. Este enfoque sublinha que questões como o sexo, o gênero, a etnia, a classe e a orientação sexual estão interrelacionadas, e explica como o racismo e o sexismo interagem, criando múltiplos níveis de injustiça social.
A professora Wylie aplicará esses conceitos à política brasileira, que têm o desafio de representar uma das sociedades antropológicamente mais complexas de América Latina.
A entrada é livre até completar a lotação.
A conferencista

Kistrin N. Wylie é doutora pela Texas University (Estados Unidos) e atualmente é professora no Departamento de Ciência Política da James Madison University (Virgínia, Estados Unidos). As suas pesquisas estão centradas na representação e participação política nas Américas, e sobre esse tema publicou Party Institutionalization and Women’s Representation in Democratic Brazil (Cambridge University Press, 2018), onde explica como os partidos pouco institucionalizados e predominantemente masculinos interagem para minar a representação descritiva no Brasil.